quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Origem da homossexualidade


A origem da orientação sexual é um dos assuntos mais “quentes” da ciência. Historicamente as respostas se dividem em duas, os que acreditam que as pessoas nascem gays e as que defendem que as pessoas se tornam gays, bi ou heterossexuais, dependendo do ambiente em que vivem.
Mas nos últimos anos pesquisadores vem apontando novos caminhos. As novidades mais surpreendentes vêm dos estudos biológicos. Eles indicam que a formação da sexualidade começa antes do nascimento, em partes pelos genes, mas também por fatores que atuam no desenvolvimento do feto.As tentativas de explicar a origem da homossexualidade incluem teorias que vão da mitologia à sociologia.
Psiquiatras concluíram que ser gay era um transtorno mental causado por equívocos na criação da criança. Mas se essa teoria estivesse correta, então seria possível evitar ou até reverter quadros de homossexualidades. Ao perceber o fracasso total das terapias de “cura” no ano de 1973, a Associação Psiquiátrica Americana achou melhor retirar de sua lista de distúrbios mentais a atração por pessoas do mesmo sexo. Foi quando o termo mudou de nome: homossexualismo deu lugar a homossexualidade, pois o sufixo “ismo” referisse a doença.
Em 1991 um neurocientista anunciou ter encontrado diferenças em cérebros de homens gays e heteros. Esse neurocientista examinou a zona da sexualidade no cérebro e descobriu que a região era 2 a 3 vezes menor nos gays.
Mas tarde outro cientista chamado Dean Hammer, que estuda a estrutura do DNA descobriu um novo cromossomo X, o Xq28 esse gene é capaz de definir a sexualidade do individuo ainda em estado embrionário. Imagino que logo será criado um teste para saber se o Bebe será homossexual! Ai surge a pergunta ... a sociedade seria mais tolerante com essa menoria sexual? Ou aumentaria o numero de abortos?
Hammer afirmava com “99,5% de certeza” ter encontrado indícios da existência de um ou mais genes ligados a sexualidade na região q28 do cromossomo X.
Mais tarde o Canadense George Rice fez testes com 52 duplas de irmão gays e disse não ter encontrado sinais de que um gene do Xq28 desempenhasse papel relevante na orientação sexual, o que deu espaço para os Homofóbicos desmoralizar o trabalho de Hammer. Hammer argumentou dizendo que os estudos do grupo canadense foram pouco criteriosos para dizer quem era homossexual ou não. Se todos acreditassem nos estudos de Hammer a pergunta dos Pais seria:

Menino ou menino? Heterossexual ou Homossexual?

23 comentários:

  1. Unhum...ótimos os textos...fiquei curioso sobre o autor...hohoho

    Abração e bom carnaval!

    Beijos do Alex

    ResponderExcluir
  2. Oi td bem,nossavc levantou um questionamentos muito interessantes, as vezes as pessoas aõ ridículas

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog...estudo sexualidade e hj rolou um pequeno debate c/meu namorado sobre a origem da homossexualidade, ele achava que eu deveria saber explicar qual a origem, uma vez que discuto a questão da educação e diversidade sexual e tentava explicar que apesar de várias correntes estudarem nenhuma é considerada a correta...e que por isso nao me atenho a essa questao e sim aos efeitos sociais sob a homossexualidade, foi um debate interessante e encontrar seu texto foi engraçado.

    Virando seguidora. Bju!

    ResponderExcluir
  4. eu estava querendo saber pq tem pessoas q dizem q os gays vão pro inferno se eles não escolheram ser assim

    ResponderExcluir
  5. vocês não acham si fossem pra si unir homem com homem, por que criuo Deus a mulher? Deus criou a mulher e deu ao homem como companheira,e não um homem como companheiro um do outro, a explicação é o seguinte. isso só existe por causa do pecado, que atingiu tadas as areas da vida do ser humanos, mas jesus veio justamente para resolver esse problema, si o homem aceitar jesus como seu salvador e começar a andar de acordo com os principios éticos, morais, que ele determinou como regras,como normas pra cada individuo,os gays deixam de ser gays,os que furtam não mas furtarão,os homicidas, naõ mas matarão, as prostitutas deixarão de se prostituir,por que pra essas infermidades Jesus tem a cura,o proprio Deus deixou bem claro em suas palavras, maldito o homem que se deita com homem como se fosse mulher. eu o autor dessas palavras, não critico os gays,mas não concordo com as suas práticas, assim como Deus não concorda,Deus os ama,mas aborrece os que eles fazem;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apresente-me um só ensinamento de Jesus que condena a homossexualidade veadop imbutido

      Excluir
  6. Isso é uma coisa que eu não queria que acontecesse, falar de Deus e gays. Não entendo por que Deus criou os gays se ele acha abominável esse tipo de coisas. queria uma outra resposta que não fosse: CULPA DO PECADO.
    Não acredito que seja certo negar sua natureza. Acho um cumulo alguém me falar que Jesus vai me curar ou que Deus pode resolver esse meu problema. Certa vez li um livro muito bom chamado A GRAÇA DE DEUS E O HOMOSSEXUAL QUE MORA AO LADO autor: Alan Chambers. É um livro evangélico que fala sobre como os cristãos podem entender e alcançar um homossexual e tentar convence-lo a (ignorar sua natureza) seguir a bíblia. Bom... gostaria que lessem o tal livro tanto os gays como os cristãos com certeza é algo a somar a nosso conhecimento.
    Ok, acho esse papo chato então até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo esse livro, e de fato tem mudado minha visão a respeito desse assunto. Não sendo hipócrita, admito que carregava uma certa dose de preconceito; mas resolvi romper e procurar conhecer os dilemas de ser diferente,apesar que muitos são diferentes em diversos aspectos, e falhos também, e a homossexualidade não deve ser tratada como além disso, como pior ou etc. A motivação que tive para ler A GRAÇA DE DEUS E O HOMOSSEXUAL QUE MORA AO LADO, está sendo um amigo que sofre com a família que não o aceita. Espero contribuir, como cristã, para a vida dele e apontar o caminho que vem a ser Cristo. (:

      Excluir
  7. Por que a imprensa em geral procura omitir a preferência de homens (muitas vezes homossexual) que comentem agressões as crianças?

    ResponderExcluir
  8. kurt, DEUS não criou os gays (ele nos fez homens e mulheres) ninguém nasce assim. Existem varios fatores para que uma pessoa seja homossexual. Independente dos fatores,as coisas nao acontecem por a caso...vc não esta nessa situação envão, Deus tem um proposito definido para as pessoas que enfrentam lutas na sexualidade que é o "melhoramento espiritual" e todos nós estamos neste mundo para isso: SERVIR, APRENDER e CRESCER; evoluirmos como espiritos e assim chegarmos até Deus. só vc pode achar a resposta e a solução para este desequlibriu, basta ter como foco "DEUS".

    ResponderExcluir
  9. Qm nao qr ser homosexual consegui sair da homosexuslidade Sim, basta ter forca de vontade e ter uma orientacao, um apoio. Assim Como pessoas nascem com tendencias homossexuais, tambem nascem pessoas com fortes tendencias a serem alcolatras, drogadas, depressivas e outros. Isso eh provado cientificamente. Mas qm decide se a pessoa vai viver o resto da vida assim e a propria pessoa.

    ResponderExcluir
  10. Deus, criou o homem e a mulher apenas. Mas, vc tbm pode ter homens homossexuais e heterossexuais, assim como pode ter mulheres homossexuais e heterossexuais. À aqueles que acreditam que a homossexualidade tem cura, tentem levantar o "pau-da-barraca" para um indivíduo do mesmo sexo!? Tentem!? Claro que vcs não conseguiram pq cada um é orientado a um determinado tipo de sexualidade. Agora, quanto a comportamentos, como ser agressivo, usar drogas ou praticar infidelidade conjugal, isso depende de uma boa educação apenas. Que cada um viva a sua vida, sem prejudicar a dos outros. Ou, vcs religiosos, acham mesmo que Deus quer saber o que vcs fazem com os seus cònjuges entre quatro paredes!? Claro que não, né!? Ah, só pra calar um pouquinho vcs que dizem que deus criou isso ou aquilo com a finalidade x, vamos lá, certa vez eu vi um menino que não possuia mãos tocando piano com os pés. Foi uma exceção? sim. Contra a natureza? sim. Porém, foi tão lindo e a melodia certamente não incomodou ninguém . Fiquem com Deus e deixem os outros em paz. Felicidades para todos vcs.

    ResponderExcluir
  11. Anonimo, gostei de suas observações! Deus criou a mulher para ser companheira do homem e não um homem para ser companheiro de homem e nem mulher para ser companheira de mulher. Se não não teria sentido Dele mesmo condenar homosexualidade como podemos ver na biblia. Kurt, Deus não criou os gays, mas quando criou o homem deu a ele o livre arbítrio, logo, ve-se que o ser humano faz uma opção daquilo que quer ser. Isto não significa que Deus aprova essa atitude. Deus é tão amoroso que já sabendo da fraqueza do homem tambem deu a oportunidade de se arrepender e dar meia volta em suas atitudes. Podemos ver isso no livro de Atos 3:19.

    ResponderExcluir
  12. Cada questões ótimas aqui neste blog, por mim ficaria aqui vendo pontos de vista e perspectivas de cada um, mas lá vai a minha!

    Sou homossexual e tenho orgulho do que sou,sou feliz, independente do que me dizem, minha mãe é evangélica e claro, não apoia minha atitude, e eu a respeito muito sobre a decisão dela, e assim ela me respeita também, exitem algumas oportunidades que ela prega o evangelho a mim, pois ela sabe tabém que sou ex-praticante da palavra de Deus, mesmo eu não estando nos caminhos de Deus, acredito em suas palavras. como ja háviamos dito anteriormente, deus fez o homem e a mulher, assim também nos deu o livre arbitrio. e esperaremos o juízo final para sermos realmente livres para adorar o grande Deus. Assim também muitos verão, e serão surpreendidos, e que nem mesmo aquele que dentro do templo de Deus de domingo a domingo estará a direita d´Ele. Boa noite a todos! e estou á disposição para criticas. só quem é sabe oque se passa dentro de nós.

    Obrigado Deus por mais um dia! (y)

    ResponderExcluir
  13. Acredito que devemos respeitar as pessoas do jeito que elas são. Devemos amá-las e respeitá-las. Quanto a homossexualidade, ainda não existem respostas cientificamente comprovada acerca do assunto. Devemos ter cuidado com o assunto, pois muitos homossexuais suicidam-se devido ao preconceito e a falta de bom senso de muitos. Penso que, a pessoa tem que ser feliz e, se ela não é feliz por ser homossexual, deve procurar ajuda para saber se a infelicidade está nela ou se é o sentimento de culpa projetado pelos outros.

    ResponderExcluir
  14. somos rejeitado desde crianças espancados por amigos irmaos primos vizinhos e na escola sofremos dai quando nao aguentamos mais sofrer alguem pergunta pq vc ta sofrendo bixim vc diz: me tratam assim pq dizem q sou bixa mas nunca nem fiz sexo nem beijei nem fiquei com ninguem do mesmo sexo nem sinto vontade isso aos 10 anos de idade dai aos dos 11 aos17 todo mundo q penssa q vc é bicha se afasta de vc sendo apenas seus amigos na escola ou em qualquer lugar prostitutas alcolatras e pessoas marginalizadas pois eles aceitam qualquer coisa entao nao se importam em ser seus amigos, dai vc tenta ficar com mulher nessa fase geralmente uma menina da sua idade do seu bairro pra provar pra todos q vc é homem mas aquela menina ouve boatos a seu respeito e nao fica com vc ou seja no seu bairro vc ja é taxado bicha gay viado, dai vc se sente sem amigos sem familia sozinho no mundo e vai pra um lugar onde te aceitam ou seja uma boate gay la beija na boca tranza com homem e todos te abraçam e te querem e vc penssa aqui sou tratado normal , e se assume gay pra tentar ser feliz, dai vem a sociedade dizer q somos errados vamos pro inferno somos filho do capeta ,tenho sorte de nao ter me tornado alcolatra drogado nem depravado , sou comum vivo isoladamente hoje da minha familia ninguem me procura tenho 28 sou depressivo nao sou feliz como gostaria de ser e hoje nao gosto nem de homem nem de mulher nem de mim talvez , nao vejo a hora de morrer logo pra ir pro céu pq minha vida desde criança é um inferno e se eu vou pra la apos morrer igual dizem , otimo pois ja estou acostumado mesmo , agora surpresa sera pra mim eu ir pro céu, isso sim me surpreendera , pq na terra foi terrivel a esperiencia q tive ,nao consigo gostar de pessoas q tentam me mudar , nao consigo gostar de pessoas q apoiam eu ser gay , ou seja com tudo isso aprendi a nao gostar de ninguem , espero nao morrer logo quero viver pelo menos mais 30 anos pra ver esse mundo mudar! e dar um tapa na cara dessa sociedade q nao sabe nada de nada, alias sei bem quem sou , mas por eu ser assim choro lagrimas de sangue todos os dias da minha vida! nao reclamo pra ninguem pois nao foi uma escolha sexual eu nunca escolheria sofrer assim , nao tenho prazer sexual algum ! pois sou inteligente e sei q o q eu mais ansseio na minha vida nao é por sexo ou orgias homosexuais , mais sim por pessoas q me amassem de verdade como se eu fosse normal para eles pq pra mim sou normal e sofredor espero muito q DEUS julgue cada um q me fez infeliz aqui na terra em nome de jesus.sede de justiça meu nome excluido da sociedade, mas graças a DEUS muito bem de vida finaceira ,me considero rico fino e abuzado , me chamam de felix o da novela é a nova piada do momento mas vou seguindo minha vida amando a mim mesmo pq ninguem foi capaz de me amar!

    ResponderExcluir
  15. Meu véi, esse texto tá um lixo. Mesmo tendo sido ele copiado em sua maior parte dessa matéria da super (http://super.abril.com.br/ciencia/gays-sao-gays-446194.shtml), ao tentar alterá-lo, você se enrolou todo e estragou o texto inteiro.
    Abs!

    ResponderExcluir